terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A Vida de Tove Jansson

O filme é finlandês. O repasto conta com sopa de salmão finlandesa.

Dia 7 de dezembro, pelas 19:00 horas, na sala de pausa dos professores, na sede do Agrupamento, esperamos por ti. Aparece!

A equipa do Cinemaescas





 

domingo, 13 de novembro de 2022

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Young Audience Award

Tens entre 12 e 14 anos e adoras cinema? Inscreve-te como júri do Young Audience Award!!


A 11ª edição do evento que reúne o maior júri jovem do mundo terá lugar a 12 e 13 de Novembro com uma novidade: poderás estar presente online ou fisicamente!

A inscrição é gratuita e destina-se a jovens dos 12 aos 14 anos, de qualquer ponto do país.

Os participantes terão acesso exclusivo aos 3 filmes nomeados e, para além de votar no vencedor do Young Audience Award, poderão participar em diversas actividades programadas.

Uma verdadeira experiência cinéfila, democrática e europeia!

Inscrições abertas até dia 3 de Novembro

Toda a informação e ficha de inscrição em https://www.academiadecinema.pt/actividades/efa-young-audience-award/

Inscrições em: https://forms.gle/B1FhrPgdEcZmG5Ba7 



Semana do Património Áudiovisual

A propósito da celebração do Dia Mundial do Património Audiovisual, no próximo dia 27 de outubro, o PNC promove a Semana do Património Audiovisual (24 a 28 de outubro), com um programa de atividades que inclui uma Ação de Formação online de curta duração e o visionamento de filmes da plataforma streaming. 


Programação

25 de outubro (17:00 às 20:00) - Ação de Formação ONLINE de Curta Duração (ACD)  

27 de outubro – Dia Mundial do Património Audiovisual – visionamento de filmes 

28 de outubro – Dia Internacional da Animação – visionamento de filmes 


Mais informações no site do PNC, em: 

Programa Geral de Atividades:  

 Ação de Curta Duração (ACD)


O CINEMA FRANCÊS CELEBRA-SE EM PORTUGAL!

https://www.festadocinemafrances.com/

"O festival dedicado a uma das mais vivas cinematografias no mundo chega à sua 23ª edição!

Após as duas últimas edições, condicionadas pelos efeitos da pandemia, a Festa do Cinema Francês volta ao grande ecrã com mais sessões e maior abrangência geográfica. Entre 26 de outubro a 20 de novembro, o festival irá percorrer dez cidades do país: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal.

Do programa de 2022, constam antestreias nacionais; filmes inéditos; uma nova secção dedicada à gastronomia; um documentário programado em parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion (ACID); o tradicional programa infantojuvenil; filmes que ganham uma nova oportunidade de serem vistos no grande ecrã e encontros com cineastas.

Também a parceria com os Cinemas NOS foi renovada, com o propósito de abranger espaços fora dos grandes centros urbanos do litoral. Le Tour do Cinema Francês por Portugal é o nome deste programa especial que arranca este ano nas salas de cinema NOS localizadas nas cidades de Évora, Viseu, Faro e Funchal.

O festival integra ainda este ano a Temporada Portugal-França 2022, numa celebração dos históricos laços de amizade que unem ambos os países."

Os filmes poderão ser descobertos nas seguintes salas:

LISBOA

26 outubro a 6 novembro ─ Cinema São Jorge

2 a 30 novembro ─ Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

8 a 11 novembro ─ Cinema NOS Amoreiras

ALMADA

26 a 28 outubro ─ Auditório Fernando Lopes-Graça

COIMBRA

26 a 29 outubro ─ Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV)

OEIRAS

27 a 30 outubro ─ Auditório Municipal Eunice Muñoz

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Oeiras Parque

PORTO

7 a 12 novembro ─ Teatro Municipal do Porto - Rivoli

10 a 15 novembro ─ Cinema Trindade

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Alameda

FARO

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Fórum Algarve

VISEU

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Forum Viseu

ÉVORA

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Évora Plaza

LAGOS

15, 16, 17 e 19 novembro ─ Biblioteca Municipal de Lagos

FUNCHAL

17 a 20 novembro ─ Cinema NOS Fórum Madeira


segunda-feira, 11 de julho de 2022

Concurso Vídeo Escolar



 Concurso de Vídeo Escolar

1.º Prémio | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim - 600 Euros

2.º Prémio | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim - 400 Euros

3.º Prémio | Escola Secundária Eça de Queirós - 200 Euros

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Couple Dance

 

30 Seconds clip on romantic love Couple Dance - Frame by Frame Animation


Tarakesh Arts

This beautiful 2d animated video is based on the theme 'Love and Dance'. My message through this animated clip is that 'The Nature' is filled with love, happiness and care. If we watch closely every bit of Nature has love in itself even a single drop of water. It's time to reconnect ourselves and see the Nature in different perspective because The Nature was created to give and maintain love, happiness, care ,peace and balance in the world and all these things I have shown in the form of Figure skating.

Grandes Olhos

 


Mulheres talentosas renegadas pela história não é uma novidade. Em alguns casos a produção delas são, ainda, assumidas por seus maridos. É o caso de Joan Castleman, escritora que emprestou seus talentos para o marido, Joe Castleman, e começa a repensar esse acordo ao vê-lo receber o prêmio Nobel de Literatura. A história do casal Castleman foi muito bem contada pela turma da sétima arte em A Esposa e uma situação semelhante é retratada no filme Grandes olhos, dirigido por Tim Burton: Margaret Ulbrich, interpretada por Amy Adams é uma pintora insegura, mãe solteira, até descobrir o carismático Walter Keane e se casar. Ela cria obras populares de crianças com grandes olhos, mas Walter assume publicamente a autoria das obras, com a conivência da esposa. Dez anos mais tarde, ela decide processá-lo na justiça para retomar o direito de seus próprios quadros. Uma narrativa baseada em fatos reais cheia de insights psicológicos, sociológicos e políticos, questionando a forma com que a história ( ou as histórias) da arte é construída.
https://iphotochannel.com.br/15-filmes-brilhantes-sobre-pintores-famosos-que-tal-unir-ainda-mais-pintura-e-fotografia/

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Basquiat – Traços de uma Vida

 


Em 1981, um artista de rua é descoberto por Andy Warhol e tem uma ascensão impressionante no mundo da arte. O longa, dirigido por Julian Schnabel, traz a história de Jean-Michel Basquiat, artista primeiramente conhecido pela arte no grafite e posteriormente como neo-expressionista. Retratando o cenário artístico de Nova York de forma realista, com pesadas críticas ao preconceito racial e à opressão do grafite da época, traz um elenco que inclui David Bowie, Jeffrey Wright, Courtney Love e Gary Oldman.
https://iphotochannel.com.br/15-filmes-brilhantes-sobre-pintores-famosos-que-tal-unir-ainda-mais-pintura-e-fotografia/

The Dancing Nature

 

Stop-Motion The Dancing Nature

Alexandre MAISTRET
Vidéo stop-motion réalisée avec des grains de riz

Caravaggio

 


Com direção primorosa de Derek Jarman, que procurou fazer um retrato pessoal sobre a vida do pintor renascentista Caravaggio, o filme é uma obra que homenageia esse ícone e sua rebeldia para com a realidade de sua época. É envolto de uma fotografia viva e sombria, com cenas recriando as obras praticamente como “pinturas vivas”. É também profundamente minimalista. Conta com diversos atores talentosos, tais como Nigel Terry, Sean Bean e Tilda Swinton.
https://iphotochannel.com.br/15-filmes-brilhantes-sobre-pintores-famosos-que-tal-unir-ainda-mais-pintura-e-fotografia/

terça-feira, 31 de maio de 2022

 

STOP MOTION • Corazón de Papel • Andrés Cordero

Andex
628 subscribers
Correo Electrónico: andresmcorderor@gmail.com

Cute Love Story

 

Cute Love Story
Mar 26, 2017
Animated By : Kowshik

Johannes Vermeer – Moça Com Brinco de Pérola

 


No século XVII, uma jovem holandesa chamada Griet passa por dificuldades financeiras e é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um grande pintor da época. Este começa a dar mais atenção à jovem de 17 anos, que acaba tornando-se inspiração de seus quadros. Ela acaba virando a musa que dá origem ao seu mais famoso quadro, Girl with the pearl earring. O filme é dirigido por Peter Webber e o roteiro é uma adaptação de Olivia Hetreed do romance de mesmo nome de Tracy Chevalier, com elenco formado por Scarlett Johansson e Colin Firth.
https://iphotochannel.com.br/15-filmes-brilhantes-sobre-pintores-famosos-que-tal-unir-ainda-mais-pintura-e-fotografia/

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Frida Kahlo

 


A aclamada artista Frida Kahlo é, sem dúvidas, um dos principais nomes da história artística do México. Nesse filme de Julie Taymor, tem-se um retrato de sua vida no mais íntimo de seus aspectos. Ela teve um casamento aberto com Diego Rivera, que também se tornou seu companheiro no mundo artístico, e ainda um controverso caso com o político Leon Trotsky. Com uma fotografia vibrante, temos a chance de conhecê-la em um mar de imperfeições que a leva a perfeição. Conta com atuações de Salma Hayek, Alfred Molina, Geoffrey Rush e Edward Norton e conquistou o Oscar de melhor trilha sonora original em 2003.
https://iphotochannel.com.br/15-filmes-brilhantes-sobre-pintores-famosos-que-tal-unir-ainda-mais-pintura-e-fotografia/

SEMANA DAS ARTES 2022

Numa parceria coma a Semana das Artes,  durante esta semana serão apresentada várias sugestões de filmes sobre grandes artistas. Serão também apresentadas animações criadas por artistas. Ainda divulgaremos os "Vídeos da Casa", feitos pelos nossos alunos.
Uma boa semana!

Realização de Sara Costa, 12.ºD, Desenho A

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Casa Museu de Vilar | Cinema de Animação

A Casa Museu de Vilar é um pequeno museu dedicado à imagem em movimento. Tem 3 salas de exposição: o pré cinema, a arte de Abi Feijó e de Regina Pessoa e a animação internacional. Oferece também a possibilidade de realizar workshops de cinema de animação e a projeção de filmes animados. Possui uma biblioteca e uma videoteca de animação, assim como um apequena loja de animação.

Apresentamos aqui a publicação de mais de 100 filmes de animação produzidos em várias parcerias, workshops, ... 

Vale a pena dar uma vista de olhos! »»»»



terça-feira, 8 de março de 2022

 
Central do Brasil, Brasil, 1998, 113 min

Walter Salles criou um filme que retrata o Amor e a Resiliência de duas pessoas que o azar uniu. Ao longo da sua caminhada por um Brasil desconhecido a ternura envolve-os, muitas vezes mascarada de azedume.
 
Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida a escrever cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias, e Dora recebe o dinheiro sem sequer enviar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, fica sozinho quando a mãe é morta num acidente. Ela resiste a cuidar do menino, mas acaba por se juntar a ele numa viagem pelo interior do Nordeste, em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Inscreve-te no Plano Nacional de Cinema (contatar a docente Cristina Magalhães) e  faz o teu agendamento para poderes usufruir desta obra de arte que rendeu a Fernanda Montenegro a nomeação para um Óscar de Melhor Atriz.


A ver com um lencinho ao lado


José e Pilar | Uma história de amor

"A  Pilar, que ainda não havia nascido, e tardou tanto a chegar"

José Saramago

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Filme BELLE, de Amma Asante - Dia 14 de fevereiro

 Filme disponível na plataforma streaming do PNC, em: https://pnc.gov.pt no dia 14 de fevereiro



Sinopse - Belle (Gugu Mbatha-Raw) é filha do capitão britânico John Lindsay e de Maria Belle, uma escrava africana. Segundo as leis da época, uma filha ilegítima de um branco e de uma mulher negra cresceria como escrava.
No entanto, após a morte da mãe, a criança é levada para Inglaterra, e entregue aos cuidados de dois familiares paternos, Lorde e Lady Mansfield (Tom Wilkinson e Emily Watson), para ser criada segundo os preceitos da aristocracia inglesa. Em pleno séc. XVIII, numa época em que a escravatura é encarada com normalidade, a sua cor de pele é vista com maus olhos, e Belle descobre a mentalidade racista e a própria situação da mulher. Entretanto, conhece o advogado John Davinier (Sam Reid). A atração entre os dois e a partilha de ideias comuns sobre a questão dos direitos precipita um envolvimento romântico, numa sociedade que não está preparada para esta profunda mudança de valores.
Realizado pela cineasta britânica Amma Asante, a partir de uma história escrita pela argumentista Misan Sagay, nesta ficção convergem diversas vertentes: por um lado, as transformações histórico-sociais e as mudanças culturais vividas na Inglaterra durante a 2.ª metade do século XVIII; a mudança de mentalidades provocada por conflitos sociais emergentes, como, por exemplo, as questões de direitos humanos, o racismo e o próprio papel das mulheres. Por outro lado, o desabrochar dos afetos e o romance que desafia as normas socialmente dominantes.

Classificação etária: Maiores de 6 anos