"No quadro do Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (1922-2019), e na sequência das ações anteriormente dinamizadas, o Plano Nacional de Cinema divulga que no próximo dia 12 de outubro estreia no cinema o filme A Sibila, realizado por Eduardo Brito e produzido por Paulo Branco.
A adaptação cinematográfica do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX. Sentimentos de ciúme, admiração e o complexo magnetismo entre duas mulheres fortes são retratados de forma ímpar pela grande escritora portuguesa num dos seus trabalhos mais emblemáticos, agora adaptado ao cinema."
«A adaptação de A Sibila para cinema parte de duas premissas: uma, a vontade de transpor para a tela o espírito da obra, mais do que o seu decalque. Outra, o entendimento da história como uma espiral: insere-se no fluxo do mundo, parece terminar onde começa – toda a narrativa é contada em analepse: e, bruscamente, Germa começou a falar de Quina, lê-se no início do romance. E o tempo recua.»
Eduardo Brito
Site oficial:
http://asibila-filme.com/Site da produtora:
https://leopardofilmes.com/filme/a-sibila?category=productionPress Kit:
https://leopardofilmes.com/filme/download-presskit/1446/presskit-a-sibila
in: Direção Geral de Educação/Plano Nacional de Cinema