quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão

 
De 13 a 20 de Outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projetou-se o terceiro episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, com cerca de 40 sessões de cinema contemporâneo e com trilhos pela história do Cinema, sob o mote do Lugar, incluindo filmes-concerto em estreia, filmes comentados (por realizadores, jornalistas, investigadores e programadores), sessões especiais, filmes e workshops para escolas e para famílias (ver www.closeup.pt).
Nos dias 19 e 22 de Janeiro, apresentamos a primeira réplica do terceiro episódio, duas delas para o público escolar: a mitologia celta da Irlanda na animação A CANÇÃO DO MAR, para alunos dos 1.º e 2.º ciclos; o humanismo do finlandês Aki Kaurismäki, com a crise dos refugiados na ordem do dia, em O OUTRO LADO DA ESPERANÇA, para alunos do 3.º ciclo e do secundário.
Assim,  convidados o vosso Agrupamento de Escolas a participar nas sessões do dia 22 de janeiro, conforme os horários abaixo:

22.Jan – 10h00 (Grande Auditório) – O OUTRO LADO DA ESPERANÇA de Aki Kaurismäki - sessão para escolas (3.º ciclo e secundário);

22.Jan – 15h00 (Grande Auditório) – A CANÇÃO DO MAR de Tomm Moore (versão portuguesa) – sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos)

As duas sessões têm entrada livre e a projecção será precedida de uma pequena introdução.
Por forma a facilitar a nossa organização, solicitávamos a confirmação da vossa participação, com a indicação até ao dia 16 de Janeiro do número de turmas, e número de alunos, a participar em cada uma das sessões propostas.


Título original: Song of the Sea (DIN/BEL/IRL/LUX/FRA, 2014, 90 min.)
Realização: Tomm Moore
Interpretação (vozes): Rui Mendes, Luisa Cruz, Custódia Gallego
Classificação: M/6
Ben e Searsha vivem com o pai na parte superior de um farol numa pequena ilha. Para os proteger dos perigos do mar, a avó leva-os para a cidade. Ben descobre que a sua irmã mais nova é uma Selkie, uma fada do mar, cuja canção pode libertar seres mágicos do destino a que os condenou uma bruxa. Inspirado em vários mitos do folclore irlandês, "A Canção do Mar" conta com a realização de Tomm Moore que, com este filme, se viu nomeado pela segunda vez para o Óscar de Melhor Filme de Animação, depois de o ter sido com "The Secret of Kells" (2009), a sua estreia em cinema.



Título original: Toivon Tuolla Puolen (Finlândia, 2017, 100 min.)
Realização: Aki Kaurismäki
Interpretação: Dome Karukoski, Ville Virtanen, Kati Outinen
Classificação: M/12
O OUTRO LADO DA ESPERANÇA de Aki Kaurismäki
O finlandês Aki Kaurismäki regressa ao seu estilo cómico seco para lidar com a crise dos refugiados, sem qualquer pudor em mostrar o racismo e a violência a que migrantes podem estar sujeitos. O filme centra-se em Khaled (Sherwan Haji), um mecânico sírio que acaba em Helsínquia, e na sua interacção com um vendedor de camisas (Sakari Kuosmanen) que anda de cidade em cidade. Este ganha uma quantia assinalável a jogar póquer e compra um restaurante, onde acaba por empregar Khaled. Festival de Berlim - Urso de Prata - Melhor Realizador; Grande Prémio da Crítica Internacional (FIPRESCI) 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário